Como Ajudar Alguém a Encontrar Esperança e Cura (2ª Parte)

Meditações Diárias – Data: 13/07/2021

“Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo certo faremos uma colheita se não desistirmos.” Gálatas 6: 9 (NIV)
Você já sentiu que alguém era um caso perdido? Que eles nunca viriam a Cristo? Talvez fosse um parente alcoólatra, um pai viciado em drogas ou um vizinho co-dependente – alguém com uma dor, problema ou hábito que os impedia de conhecer a Deus. A verdade é que ninguém está fora do alcance de Jesus!
Ontem você aprendeu sobre a importância de pequenos grupos para ajudar pessoas “desesperadas” a encontrar a cura. Vimos a história em Lucas 5 de um grupo de homens trazendo seu amigo paralítico a Jesus para ser curado. Essa história mostrou três características (compaixão, fé e intervenção) de um pequeno grupo que Deus usa para curar. Hoje vamos examinar mais quatro características:
Persistência.  Você pode ficar desanimado ao tentar alcançar sua família, amigos e conhecidos com o Evangelho. Mas você não pode desistir! Os amigos em Lucas 5 não permitiram que as dificuldades os desencorajassem. Não importava que houvesse multidões entre eles e Jesus. Gálatas 6: 9 diz: “Não nos cansemos de fazer o bem, porque no devido tempo faremos uma colheita, se não desistirmos” (NVI).
Inovação.  Esses amigos ousaram fazer algo diferente. É muito inovador subir em um telhado e destruí-lo para levar um cara a Jesus. Imagine a bagunça que eles fizeram! O ministério é confuso porque envolve pessoas. Pequenos grupos que não saem da caixa não estarão dispostos a ser bagunceiros o suficiente para serem instrumentos de cura.
Cooperação.  Obviamente, esses homens trabalharam juntos para trazer seu amigo a Jesus. Era um trabalho muito grande para um cara. É a mesma coisa com grupos pequenos. As pessoas vêm a Cristo mais rápido quando o fazem no contexto de um pequeno grupo de apoio. Uma comunidade de apoio é uma testemunha poderosa de Deus.
Sacrifício.  Você já se perguntou quem pagou pelo telhado depois dessa história? Acho que o grupo de amigos sim. Eles não iriam simplesmente rasgá-lo e deixá-lo para outra pessoa consertar. Seja tempo, dinheiro, esforço ou qualquer outra coisa, sempre há um custo em trazer alguém a Cristo. Lucas 16: 9 diz: “Use seus recursos mundanos para beneficiar outros e fazer amigos. Então, quando seus bens se forem, eles irão recebê-lo em um lar eterno ” (NLT). Pequenos grupos devem estar dispostos a fazer sacrifícios se quiserem ser agentes de cura no mundo.
Deus quer usar você para trazer cura para aqueles que não têm esperança. Mas ele não espera que você faça isso sozinho. Forme um bom pequeno grupo de cristãos. Em seguida, peça a Deus a persistência, inovação, cooperação e sacrifício necessários para alcançar os desesperados com a esperança do Evangelho.
Vamos Falar sobre isso
Descreva uma época em que seu ministério ficou complicado e você quis desistir. O que fez você continuar? Alguém te ajudou com isso?
Quais são algumas maneiras pelas quais os membros do pequeno grupo podem encorajar uns aos outros quando são desencorajados pelas dificuldades?
Que pessoas em sua vida você testemunhou ou orou para que Deus salvasse? Como seu pequeno grupo pode ajudá-lo no testemunho a esses amigos?
: Ore para que Deus, abençoe as escolas e creches, ajude os alunos a se adaptarem a esse momento de estudo a distância, dê sabedoria e estratégias aos professores e diretores para superar a crise

Deixe um comentário