Campanha 40 Dias na Palavra – 38º Dia – Data: 07/07/2021
O que quero dizer com isso é você perguntar, com quem está sendo falado e porquê? Com quem estão sendo faladas essas palavras e por que dizem isso?
Até você conhecer: Quem? O quê? Quando? Aqui e Porque? Você não sabe o que este verso significa. Logo antes de você perguntar o que o verso significa para mim, você precisa perguntar, o que isso significava para o povo para o qual Deus estava enviando essa mensagem? Então o significava para eles, esse é o significado original do texto.
Esta passagem de João 15, é uma passagem sobre fruto e suas consequência na vida do discípulo de Jesus. João apresenta 4 capítulos da conversa de Jesus com seus discípulos, bem naquela noite, antes de ser preso e ser levado para ser chicoteado, açoitado e crucificado. Esta é a última conversa de Jesus antes de ser elevado a cruz.
Jesus passou três anos e meio com seus doze discípulos, eles foram treinados para o ministério. Ele quer passar um tempo com eles. Jesus os leva para um espaço privado para ter uma conversa com eles.
Jesus está dizendo aqui que não está dizendo para toda a multidão, ele não é pregação para um grande grupo. Ele está dizendo isso aos seus seguidores mais confiáveis, as pessoas que ele ama mais profundamente e porque eles viveram com ele por três anos e meio de seu ministério público.
Em João 13, 14,15, e 16 temos uma conversação intensiva, tudo acontece na mesma noite. E em João 17 Jesus então orando por eles. Ele é preso, levado e crucificado.
Então o que eu quero que você entenda no capítulo 15, que essa conversa começa no capítulo 13. Entender o texto significa olhar para o versículos anteriores e nos versos posteriores, que você está estudando em particular. Então você não simplesmente pula fora do contexto.
Essas são suas instruções de despedidas. Ele está dizendo suas últimas palavras antes de morrer. O que Jesus vai fazer neste conversa é a coisa mais importante que ele quer que entendamos. Porque se houvesse algo mais importante, ele estaria falando sobre isso agora. Ele agora está resumindo seu ministério de três anos e meio em quatro capítulos. João 13:1, “Foi pouco antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a hora de ele deixar o seu mundo e ir para o Pai. [Eu em outras palavras, ele agora, ele vai morrer na cruz. ] Tendo os amado enquanto estava no mundo, [ele está falando sobre o discípulos] ele agora mostrou-lhes toda a extensão de seu amor.
“…Jesus sabia que o Pai tinha colocado todas as coisas sob seu poder, e que ele tinha vindo de Deus e estava voltando para Deus; ele se levantou da mesa, tirou suas roupas externas, e enrolou uma toalha em torno de sua cintura. Depois disso, ele derramou água em uma bacia e começou a lavar os pés de seus discípulos, secando-os com a toalha que estava enrolada ao seu redor.”
É uma cena incrivelmente íntima. Jesus sabe quem ele é e então ele vai realizar um ato de serviço para os discípulos que é um impacto para explodir suas mentes. Ele vai lavar os pés deles. A propósito, você não pode ter pessoas seguindo você até saber quem você é.
E a coisa número um que impede você de servir outras pessoas é a insegurança, porque você não quer ser tratado como um servo; porque você não está seguro em si mesmo. Jesus sabia quem ele era. Ele é Deus. Então ele diz que ele foi capaz de tomar as suas roupas, vestir uma toalha e lavar os pés deles. E Jesus faz esse serviço aos seus discípulos.
O Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Criador do universo, tira suas roupas, veste uma toalha em torno de si mesmo e começa a lavar os pés dos discípulos. E eles não acreditam que está acontecendo. Ele está servindo-os como o mais humilde dos servos.
Verso para Memorizar
“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” Salmos 119.11
Oração por Avivamento Espiritual
- Diga ao Senhor, que você quer fazer novos discípulos. Ore por pessoas que você quer evangelizar. Peça a Ele que lhe ajude a fazer uma lista de pessoas para contactar e evangelizar. Peça a Ele para lhe ajudar a gerar filhos espirituais.
Oração por Missões - Ore pelo Maláui, localizado na África Central, população 18 milhões pessoas. Povos 22, total de 15 línguas faladas e as oficiais, são o Chicheua e o Inglês. O país não possui saída pelo mar, é um enclave no meio de países como Moçambique, Zâmbia e Tanzânia. As instabilidade politicas e conflitos nas nações vizinhas afetam diretamente o país. A economia esta centralizada na agricultura, mas com grande população acaba sendo um país muito pobre. Há dificuldade para comunicação com o mundo externo e a AIDS é um dos seus principais flagelos. Em 1997 e 98 houve uma grande fome, devida a seca na região. O país é muito dependente de ajuda internacional. Existe liberdade religiosa, mais a minoria mulçumana é favorecida. Os cristão são maioria com cerca de 8 milhões de cristãos no país, as igrejas evangélicas somam cerca de 5 milhões de membros. A união entre as igrejas, foi um fator determinante para o fim de uma ditadura que durou cerca de 30 anos, permitindo que o país avançasse para um estado democrático. É o país da África central mais receptivo ao evangelho. A pesar dos conflitos nas nações vizinhas, internamente o país permaneceu em relativa paz. Desafios: crescimento do islamismo, epidemia de AIDS, manutenção de ministério pastoral efetivo, treinamento de novos líderes, efetiva educação teológica, unidade e tradução da Bíblia para outras línguas faladas no país.