Campanha 40 Dias na Palavra – 37º Dia – Data: 06/07/2021
Nessa última semana da campanha vamos olhar para interpretação e correlação. Como eu sei, como eu entendo o significado de um texto bíblico? Vamos usar como modelo uma das passagens mais vívidas da Bíblia, aqui Jesus fica muito, muito íntimo, muito pessoal. É uma passagem muito poderosa em João 15.
Eu recomendo que você leia João 15.1-17, eu vou destacar alguns versos dessa passagem. É uma passagem bem longa. Eu vou te mostrar o que significa e o que isso não significa, e o significado certo.
Mas a Bíblia ensina que Deus espera que você seja fiel na vida, ele também espera que você seja frutífero. Frutificação ou fruto é um dos principais temas do Novo Testamento.
Deus diz que fiz um investimento na sua vida. Eu te fiz, eu criei você, eu te salvei, coloquei meu Espírito Santo em você e quero um retorno do meu investimento. Espero que você tenha uma vida frutífera. Eu plantei a semente da minha Palavra em você e eu quero que você de frutos.
Então não é verdade que Deus só quer que sejamos fiéis. Ele quer que sejamos fiéis e frutíferos.
Uma das principais passagens sobre isso é esta que vamos olhar essa semana – João 15. Vamos iniciar nos primeiros versos. Jesus diz: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
Amigos, esses 17 versos têm uma visão espiritual e verdades poderosas do que eu poderia ensinar em quatro meses. O que eu quero fazer é focar principalmente neste conceito de frutos. Quero mostrar como um verso pode ser mal interpretado. Porque esta é uma das passagens mais mal interpretadas nas Escrituras por pessoas hoje. Se você ignorar a regra da interpretação você vai errar. Você já ouviu as pessoas dizerem quando você fala sobre a Bíblia, que isso é apenas sua interpretação, como se cada pessoa pudesse ter a sua interpretação particular das escrituras. Isso não pode ser assim, não é verdade. Na Bíblia, cada versículo, tem um só significado. Ele pode ter várias aplicações, mas tem uma interpretação somente. A Bíblia não significa dez diferentes coisas ao mesmo tempo.
Muitas podem ser as aplicações, dependendo se você é um homem ou uma mulher, ou você é jovem ou uma pessoa idosa, ou você é casado ou se você é solteiro, ou você vive no século 21 ou viveu no primeiro século, tem muitas aplicações diferentes.
Há um número ilimitado de aplicações a cada versículo da Bíblia. Mas há um significado único para cada verso. E se você não acertar você vai errar na interpretação.
Não é uma questão de que é justa sua interpretação. Existem formas corretas de interpretar a Bíblia e há maneiras incorretos. Aqui estão formas legítimas de interpretar a Bíblia e há formas ilegítimas.
Eu e você não sabemos as regras de interpretação, podemos fazer a Bíblia dizer uma coisa se você estiver disposto, que ela não diz, simplesmente ignorando as regras de interpretação. Realmente. Você pode fazê-lo dizer qualquer coisa, apenas tomando versos ou contexto e interpretando de forma errada ou equivocada. Então eu vou te mostrar como interpretar os versos corretamente…
Um dos versos problemáticos desta passagem é o versículo 6, quando você ouve a primeira leitura, soa meio assustador, diz isso: “Se alguém não permanecer em mim, ele é como um ramo que é jogado fora e morto; os galhos são recolhidos, secam e são jogados no fogo e queimados.”
Muitos pregadores dizem aqui que o fruto é outro cristão. Então eles pegam este verso e dizem…] este verso significa que o fruto de um cristão é um outro cristão e se você não trouxer pessoas para Cristo, Deus vai te jogar fora, ele vai cortar você. Você vai perder a sua salvação e você vai queimar no inferno.”
Se você assim a salvação estaria ligada ao nosso poder de convencimento e não ao poder de Cristo, em nós salvar…. a ordem seria mais ou menos assim… vão pelo mundo façam outros discípulos e vocês serão salvos. É isso que esse verso significa? Absolutamente não! Isso é um erro de interpretação e ignora totalmente o contexto e as regras da interpretação das Escrituras.
Verso para Memorizar
: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.” João 15.1-2
Oração por Avivamento Espiritual
- Agradeça pela presença do Espírito Santo em sua vida, peça a Ele para ajudá-lo no seu tempo a sós com Deus, diga que não quer errar na interpretação das Escrituras, entregue tudo e permite que Ele dirija e controle sua vida.
Oração por Missões
– Ore pela Papua-Nova Guiné, na Oceania. População cerca de 7 milhões de pessoas. Essa é a nação mais complexa do mundo, com cerca de 1.000 povos que falam 816 línguas. Existe liberdade religiosa, Quase toda a população está ligada a alguma denominação cristã. As antigas religiões étnicas e suas feitiçarias são uma poderosa influência subjacente. Total de cristãos é de cerca de 4milhões. Desafios de oração: Pelo governo que enfrenta um grande desafio de unir tantos povos diferentes em uma única nação. Desenvolvimento econômico. Durante 120 o Evangelho espalhou-se pela Papua-Nova Guiné, ao logo da costa, no interior do país e por último nas montanhas. Ore pelo reavivamento espiritual da Igreja PNG, por discipulado efetivo, forte vínculos tribais e sua diversidade de línguas, falta as Escrituras e alfabetização em muita línguas, 8 línguas tem a Bíblia Completa, 150 línguas possuem o Novo Testamento, 110 porções das Escrituras e 170 trechos das escrituras. Ore por treinamento de líderes, aumento da visão missionária, programa de tradução das Escrituras e alfabetização, pela Sociedade Bíblia e a Associação de tradutores da Bíblia.