Campanha 40 Dias na Palavra – 32º Dia -Data: 01/07/2021
Essa semana estamos analisando o texto da carta de Paulo aos Filipenses 2.19-30. Estamos estudando essa passagem como um exemplo de como podemos estudar uma passagem Bíblica. Esta passagem é extremamente poderosa porque nos dá as cinco marcas que devem ser encontradas na vida de um homem de Deus, o que significa ser um homem de Deus. As cinco marcas do que significa ser um homem piedoso. Essas cinco marcas também podem ser aplicadas para as mulheres.
A primeira marca é: “Um homem piedoso é amoroso, compassivo, ele é carinhoso, ele é altruísta. Ele pensa no bem star de outras pessoas.” A segunda marca do que significa ser um homem de Deus, é: Deus Está Procurando Por Homens Consistentes. Epafrodito é comprovadamente confiável, ele não é um cara fraco. Ele é confiável, fiel, guarda sua palavra. Ele é um homem de convicção e caráter. Hoje vamos analisar que: Um homem piedoso coopera.
Paulo apresenta Epafrodito: Ele é meu irmão, ele é meu colega de trabalho e ele é meu companheiro de lutas. Por quê? Porque a vida cristã é uma família, é uma comunhão, é uma luta. Só chamados a viver em uma família, e só se vive em uma família em mutualidade.
Primeiro, somos uma família. Ele diz que é meu irmão. Estamos em relacionamento, uns aos outros, mutualidade. Você sabe que as palavras irmão e irmã são usadas cerca de 133 vezes na Bíblia para se referir aos cristãos. Por milhares de anos os membros da igreja sempre se referem uns aos outros como irmãos e irmãs – irmãos e irmãs em Cristo. É uma coisa boa manter esse tipo de tratamento porque a igreja é uma família, não uma instituição, somos membros da Família de Deus, Ele é o nosso Pai, todos somos seus filhos e por conseguinte somos todos irmãos e irmãs uns dos outros na família de Deus. A Bíblia nos diz nas Escrituras que devemos tratar as mulheres mais velhas na igreja como mães, tratarmos os anciãos lideres da igreja como pais, os rapazes como irmãos e as mulheres mais jovem na igreja, devem ser tratadas como irmãs. Por quê? Porque somos uma família. Somos filhos na família de Deus. E nós somos irmãos e irmãs uns dos outros, esse é um dos princípios da mutualidade.
E não só somos membros da mesma família espiritual, somos colegas de trabalho. Isso significa que temos a mesma tarefa, temos a mesma missão, a mesma grande comissão. Nós realizamos o mesmo trabalho juntos, nós somos chamados para servirmos juntos. Somos colegas de trabalho.
Não só isso, somos companheiros de lutas, companheiro de armas, como soldados no mesmo lado da batalha. Somos camaradas de armas. Somos companheiros soldados. Por que temos a mesma batalha, temos o mesmo inimigo– Satan. Devemos nos apoiar mutuamente, nós incentivarmos uns aos outros. É por isso que temos pequenos grupos, nossas células, é a melhor forma de praticarmos isso. Porque estamos nisso juntos.
Um homem piedoso é cooperador. Quando você vê um cara que diz não precisar dos outros, que ele da conta de tudo sozinho, ele não é um homem piedoso. Quando você vê alguém que diz que eu realmente não preciso da igreja, não preciso ser membro de uma igreja, eu não preciso de um pequeno grupo, a igreja tem células, mas eu não vou participar disso, eu não preciso de mais ninguém, ele está provando que ele não sabe o quanto ele precisa do que ele precisa. Porque ninguém tem tudo do precisa em si mesmo. Precisamos um dos outros. Você tem pontos fortes que eu preciso, eu tenho pontos fortes que você precisa e nós precisamos uns dos outros.
Homens piedosos e cooperadores, nunca estão sozinhos. Eles sabem como estar em uma equipe. São camaradas da equipe. Eles sabem como funciona, sabem como participar e contribuir com uma equipe. Eles sabem como dar e receber. Nos negócios, eles pagam o máximo de dinheiro por pessoas que têm habilidades de se relacionarem e contribuem como membros da equipe com inteligência, com inteligência emocional, que sabem jogar em um time, que não são os idiotas independentes que apenas vão e fazem tudo por conta própria.
Quatro, versículo 26, Paulo fala de Epafrodito e diz: “Pois ele está com saudades de todos vocês e está angustiado porque vocês ouviram que ele estava doente.” Observe o conteúdo emocional. O que há aqui? Aqui está uma igreja na Grécia chamada igreja dos Filipenses que começou com a pregação de Paulo e seus companheiros. Paulo, agora está em prisão domiciliar em Roma na Itália. Eles decidem enviar uma oferta de amor para ajuda o apóstolo em suas necessidades. Um homens de negócios na igreja, Epafrodito, se voluntária, eu vou levar essa oferta em nome de toda igreja. Ele inicia a caminhada da longa viagem. Não há aviões, trens, automóveis. Ele precisa andar todo o caminho da Grécia até a Itália. É um caminho perigoso, cheio de bandidos a espreita, eles sabem que quem está indo em direção a Roma deve levar algo de valor, não há hotéis a beira do caminho, onde possa passar a noite em segurança. Ele vai ter que deixar seu negócio para trás por alguns meses enquanto se arrisca nessa viagem. Ele está fazendo isso com um grande custo pessoal.
No caminho, Epafrodito adoece e quase morre na missão de entregar a oferta envida pelos irmãos Filipenses. Eles acreditam que ele vai cumprir a missão, ele não vai fugir com o dinheiro, porque ele tem integridade. No caminho ele quase morre. Quando a notícia volta para a igreja, Epafrodito quase morreu nessa viagem de PAZ! Ele estava lá e ficou tão doente, todos ficaram muito preocupados.
Qual é a reação dele? Ele fica angustiado com a angústia deles. Ele está preocupado com os irmãos na Grécia. Ele está preocupado com o fato de que eles estão preocupados com a saúde e o bem star dele. Ele não está pensando em si mesmo. Ele está pensando em como a condição de sua saúde está causando sofrimento nas outras pessoas, nos irmãos da sua Igreja. Paulo entende isso e planeja enviá-lo de volta o quanto antes para que todos se sintam bem.
Esta é a característica, a terceira marca de um homem piedoso ele é um companheiro fiel, é cooperador.
Verso para Memorizar
“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.” Romanos 12.10
Oração por Avivamento Espiritual
- Peça ao Espírito Santo que lhe ensine a meditar e contemplar a Palavra, fale com o Senhor sobre sua grandeza e atributos, peça ao Espírito Santo que lhe ajude a lembrar dos feitos do Senhor.
Oração por Missões. - Ore pela Martinica, na América Central, é uma ilha vulcânica, população 420 mil pessoas, trata-se de um departamento francês ultramarino desde 1964, a língua oficial é o francês. Há liberdade religiosa. A ilha sofre periodicamente com grande erupções vulcânicas e terremotos. A população na sua maioria é cristã, as igreja evangélicas vem crescendo, entres essas se destacam: A Igreja Batista, Assembleia de Deus e a Missão Cristã Evangélica. Ore para o fortalecimento dessas igreja na Palavra. Há cerca de 300 mil guadalupes e martinicos, vivendo na França, onde são chamados com antilhos. Eles estão presentes como membros em muitas igrejas evangélicas parisienses, ore pelo testemunhos aos franceses em Paris destes irmãos.