Campanha 40 Dias na Palavra – 26º Dia – Data: 25/06/2021
Eu não vejo a solução dos meus problemas, mas eu vejo a barreira do meu progresso.
Você tem algumas coisas que você tem vontade de fazer em sua vida? Você está querendo começar um negócio, ou uma família, ou sair da dívida, ou alcançar algum objetivo ou algum sonho? Você tem tentado fazer progresso nisso, mas você continua batendo contra uma parede invisível? E você diz: “Eu não entendo. Estou tentando… Estou fazendo o melhor que posso. Mas não estou fazendo nenhum progresso.”
Você precisa abrir seus olhos…. seus olhos precisam ser iluminados. Os seus olhos espirituais precisam ser iluminados pela Palavra.
A história que dá um bom exemplo disso está em Números 22. É a história de um cara chamado Balaão. Balaão era um profeta de Deus, ele era um homem de Deus.
Mas Balaão decidiu e concordou em ajudar aos que desejavam fazer mal ao povo de Deus. E isso irritou Deus. Ele diz, “Espere um minuto, Balaão… Você deveria ser meu representante e você vai ajudar os bandidos?” Assim, como Balaão começa sua jornada para ajudar os bandidos, Deus coloca um anjo em seu caminho um bloqueio ao seu progresso. Então ele não sabe o que está acontecendo. Mas sua barreira para o seu progresso era invisível e ele não podia vê-lo.
Então ele está indo nessa jornada para ajudar os bandidos. Essa história está em Números 22.22.
“Mas acendeu-se a ira de Deus quando ele foi, e o anjo do Senhor pôs-se no caminho para impedi-lo de prosseguir. Balaão ia montado em sua jumenta, e seus dois servos o acompanhavam.” Números 22.22
“Mas Deus estava furioso com Balaão, Ele enviou um anjo para ficar na estrada para bloquear o caminho do profeta… A jumenta de Balaão de repente viu o anjo do Senhor parado na estrada com uma espada na mão. Balaão não podia ver, a jumenta viu o anjo e fugiu da estrada pelo campo por medo do anjo. Balaão bateu na jumenta tentando levá-la de volta para a estrada. Balaão não pode ver o que está acontecendo mas a jumenta podia ver. Há um anjo no caminho com uma espada na mão, a jumenta é esperta ela foge do anjo. Balaão fica com raiva e bate na jumenta. A jumenta por ver o que está impedindo o caminho.
Então, pela segunda vez:”… o anjo do Senhor ficou em um lugar onde a estrada era mais estreita entre duas paredes do vinhedo, o anjo mais uma vez ficou bem no meio do caminho, quando a jumenta viu o anjo do Senhor parado ali, ela tentou espremer-se pela parede e prensou o pé de Balaão contra a parede.” Sempre nos machucamos quando tentamos fazer algo que Deus não quer que façamos. Sempre temos o pé esmagado. Balaão não está vendo o que está acontecendo. Ele olha para a jumenta: “ Porque você fez isso? Por que você correu desse jeito contra a parede para quebrar o meu pé? “Então Balaão bateu na jumenta de novo.” Ele está zangado!
Pela terceira vez: “Então o anjo do Senhor moveu-se mais para baixo da estrada e ficou em um lugar tão estreito que a jumenta não poderia passar de jeito nenhum. Desta vez, quando a jumenta viu o anjo, ele se deitou na estrada. Ela era uma jumenta, mas não era burro, ela sabia o que estava vendo, agora não teria escapatória nem para o Profeta e nem pra ela. Jumenta inteligente! Agora Eu desisto. Ela simplesmente deitou no caminho, ela desiste. Em um acesso de raiva, a Bíblia diz, Balaão bateu ainda mais em sua jumenta. “Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: “Que foi que eu lhe fiz, para você bater em mim três vezes? ” Números 22.28. Balaão entra em um discussão com sua jumenta. Parece cômico se não fosse trágico.
Chegamos no versículo 31: “Então O Senhor abriu os olhos de Balaão” Ele abriu os olhos de Balaão e agora Balaão viu qual era o problema. Ele viu o anjo do Senhor parado na estrada com sua espada desembainhada.
Então, o que Balaão faz agora que seus olhos estão abertos? Ele se curvou com o rosto em terra e adorou a Deus.
Essa é uma história muito diferente de tudo que já vimos. Mas o ponto é o seguinte: você sabe que há planos em sua vida que não estão dando certo. Você tenta ir por aqui e fica bloqueado. Você tenta ir por ali e fica bloqueado. E você tenta ir por outro lado e fica bloqueado. E você está ficando bravo com todo mundo. Você está com raiva da sua esposa. Você está com raiva do seu marido. você está batendo na sua jumenta. Você está descontando em seus filhos. Você fala sobre o seu chefe pelas costas. Você esta irritado com todo mundo porque você não pode ver qual é o verdadeiro problema.
Deus está bloqueando essa questão. Ele está tentando mantê-lo fora de problemas maiores, cometendo erros ainda mais graves. Deus está dizendo: “Eu não vou deixar você ir por esse caminho. Não importa o quanto você bata sua cabeça, até contra a parede, eu não vou deixar você ir por esse caminho, porque eu te amo demais. Você vai ser parado por ele.
Quando seu progresso está sendo bloqueado, você tem uma das duas escolhas. Bata a sua cabeça ou deixe Deus abrir os seus olhos. Ou você pode ficar bravo com todos ao seu redor, ficar tão doente e cansado, culpando qualquer um por seus problemas. Mas o problema é que você não pode ver o problema. Mas quando Deus abre nossos olhos, podemos ver a solução dos nossos problemas. E quando Deus abre seus olhos, você pode ver a barreira do seu progresso. Então podemos ver com mais clareza e tudo parece fazer sentido, um novo sentido, e podemos ver o caminho seguro por onde devemos ir.
Verso para Memorizar
“…Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos…” João 8.31
Oração por Avivamento Espiritual
- Peça ao Senhor que revele seu caráter e vontade através da oração e da Bíblia.
- Diga a Ele que você quer conhece-lo profundamente, assim como Abraão, Moisés, Paulo e Silas, por exemplo.
Oração por Missões - Ore pela República do Kiribati, localizado na Oceania, com 849Km², formado por três arquipélagos no Oceano Pacífico, população 100 mil pessoas. As línguas oficiais são Kiribati e o Inglês. Os cristãos evangélicos estão crescendo, ore para que todas as ilhas recebam um testemunho claro e permanente do Evangelho. Os Kiribati migram para trabalhar em Nauru ou como marinheiros em navios estrangeiros, muitos retornam pra casa com AIDS e com problemas com drogas. As comunidades migrantes se movem em direção ao leste para povoar as isoladas ilhas de Line e Phoenix, que a Igreja se faça presente também nessas comunidades.